Deuses Irlandeses
Parte I
ÁINE – Também conhecida como Cnoc Áine, que significa “monte de
áine”, local de culto, é a deusa irlandesa do amor e da fertilidade. Era
caracterizada por se de baixa estatura e possuir olhos claros e longos cabelos
dourados. Protetora dos viajantes os ajudava quando estes se perdiam. Em
algumas versões ela é esposa ou filha do deus do mar Manannám Mac Lir; em outra
é descrita como sendo filha de Egobail, que também é filho do deus do mar. Está
ligada aos mitos dos Tuatha Dé Danann.
AIRMED – Deusa da mitologia
irlandesa, filha de Dian Cecth, seus mitos giram em torno do ciclo dos Tuatha
De Danann. Possuía poderes de curas e com eles ajudou os feridos da batalha de
Magh Tuiredh. Segundo os mitos as ervas de curas que existem nasceram de suas
lágrimas quando chorava no túmulo do seu irmão Miach quando este fora
assassinado pelo próprio pai. Possuía também encantamentos que poderiam
ressuscitar os mortos.
ÁENGUS – Também conhecido como
Óengus, Angus Mac Og é o deus do amor, da beleza e dos poetas dos Tuatha na
mitologia irlandesa. Em algumas versões ele é filho de Dagda com Boann, está
esposa de Echtain e tem entre seus principais mitos a ligação com o Brú na
Bóinne, uma grande área onde ficam túmulos sagrados. Segundo essa versão do
mito Áengus chegou ao local após o pai compartilhar entre seus filhos o local
sem nada deixar para Áengus. Ele usou de artimanhas e pediu ao pai para
permanecer no local por um dia e uma noite, e acabou tomando posse da área. Em
outra versão do mito é Elcmar que é enganado por Áengus com a ajuda de Dagda.
Nessa versão seu pai de criação é Midir. Outros mitos de Áengus aparecem nos
Contos sobre a morte dos Tuatha De Danann, no Conto dos dois Baldes e na
Batalha de Ventry.
BADB – Uma das três deusas da
guerra da mitologia irlandesa, juntamente com suas irmãs Macha e Morrighan.
Também era uma deusa da profecia. Seu mito está ligado aos Tuatha quando estes
invadiram a Irlanda e entraram em guerra com os Fil Bolg, na conhecida Primeira
Batalha de Mag Tuired. Badb e suas irmãs lutaram ao lado dos Tuatha,
manifestando uma confusão entre os soldados do exército dos Fil Bolg. Em outras
versões de mitos dizem que seus gritos são prenúncios de maus presságios.
BALOR – Rei dos Formorianos, uma
raça de gigantes. Filho de Buarainech e Cethlem, possuir olhos gigantes, um em
frente da cabeça e outro por trás. Segundo a mitologia irlandesa, uma profecia
dizia que Balor seria morto por seu neto. Sabendo disso Balor decidiu trancar
sua filha Ethlinn em uma torre. Cian, um dos Tuatha, ajudado por Birog,
conseguiu entrar na torre e a engravidou. Ela deu a luz a trigêmeos. Balor,
sabendo do ocorrido. Lugh, um dos filhos foi salvo por Birog e entregue a
Manannan Mac Lir que o criou como filho. Anos depois Lugh liderou os Tuatha
contra os Formorianos e ai a profecia foi concretizada: em uma das versões Lugh
cegou seu pai Balor e o decapitou e usou sua cabeça, que possuía nos olhos
poderes mágicos, contra os Formorianos. Outra versão diz que ao cair à cabeça
de Balor seu olho ainda estava aberto e um raio fulminante abriu um buraco na
terra que tempos depois se transformou em um lago, hoje conhecido como Lago do
Olho, localizado em Sligo na atual Irlanda.
BANBA – Deusa padroeira da
Irlanda, filha de Ernmas, um dos Tuatha Dé Danann. Segundo uma das versões de
mitos irlandeses encontrado no Seathrún Céitinn, Banba foi a primeira pessoa a
pisar na Irlanda antes do dilúvio.
BILÉ – Segundo a mitologia
irlandesa Bile é o deus supremo, pai dos outros deuses e dos homens. Esposo de
Dana e pai de Dagda é um dos lideres do Tuatha de Danann. Também é conhecido
como o deus do outro mundo.
BRIGIT – Também conhecida como
Brigid ou Brighid, é a deusa irlandesa da inspiração, cultuada pelos bardos, e
tão possui atributos guerreiros. Outros atributos dado a essa deusa são o fogo,
a cura, o lar, a fertilidade. Também era reverenciada na Britânia. Filha de
Dagda, uma das Tuatha De Danann, e esposa de Bres, um dos Formorianos com quem
teve um filho, Ruadan. Seu culto passou por transformações à época da
cristianização, sendo depois assimilada ao Cristianismo como Santa Brígida.
BOANN – Deusa irlandesa da
prosperidade e da abundância era esposa de Echmar. Seu principal mito gira em
torno de sua traição dom Dagda; dessa relação nasceu Áengus. Echman viajou por nove
meses pensando estar viajando há apenas uma noite e um dia; na verdade fora
enganado por Dagda que usou de truques para esconder o adultério de Dagda.
BODBH – Também conhecido como
Bodb Derg ou Bodhbh Dearg, era filho de Dagda e sucessor no trono dos Tuatha De
Danann. Bodbh sobe ao trono após a derrota dos Tuatha na batalha de Tailtiu. Os
seus rivais, com exceção de Lir, o reconhecem como rei do Tuatha. Bodbh
persuade aos seus rivais a punirem Lir, mas depois Bodbh oferece a Lir duas de
suas filhas em casamento. Em outro mito ajuda seu irmão Áengus a localizar a
mulher que sempre aparecia em sonhos para seu irmão, conseguindo identificá-la
como Caer Ibormeith, uma princesa, filha de Ethal Anbuail, que se transformava
em cisne a cada festival de Samhain, ficando um ano nesse formato até o próximo
festival, em que retornava a forma humana.
Parte II
CAILLEACH – É uma bruxa
divinizada na mitologia irlandesa. Na Escócia é conhecida como Beira, a rainha
do Inverno. Segundo os mitos as origens das altas montanhas e colinas têm
origem com Cailleach: quando caminhava pedras caíram de seu avental e formou
essas montanhas. Munida de um martelo, moldava essas construções. Governava os
meses do inverno, que iam entre o Samhain (o primeiro dia do inverno) até
Bealltainn (último dia do inverno). Tinha também por função proteger os animais
no Outono e no Inverno.
CIAN – Pai de Lug na Mitologia
Irlandesa. Seu casamento com Ethniu representa a união dos Tuatha Dé Danann e
os Formorianos. Cian foi morto pelos filhos de Tuired, que havia sido
responsável pela união dos Tuatha e dos Formorianos. Tentando fugir, Cian
transformou-se em porco, mas mesmo assim acabou sendo morto. Lug, seu filho,
vingou seu pai, dando aos assassinos missões impossíveis, no qual, apenas no
último, os filhos de Tuired acabaram ferindo-se gravemente e faleceram.
CREIDHNE, GOIBNIU E LUCHTAINE –
Deuses conhecidos como Trí Dée Dána,
os três deuses das artes, filhos de Brigid e Tuiren. Artífices dos Tuatha
forjaram as armas que estes usaram nas batalhas contra os Formorianos. Eram
respectivamente o braseiro, o ferreiro e o carpinteiro.
DAGDA – é considerado o deus
supremo na Mitologia Irlandesa, símbolo de masculinidade. Era também
considerado uma figura paternal e protetor das tribos celtas. Geralmente
representado com clava e um caldeirão de sangue, chamado Undry, onde diziam ser
sem fundo que continha diversas propriedades mágicas, e uma harpa mágica de
carvalho, com a qual, tocou e organizou as estações do ano. Foi o líder dos Tuatha,
por um período de setenta ou oitenta anos, substituindo Nuanda que fora ferido
na batalha contra os Formorianos. Foi pai de Bodb Dearg, Cermaint, Midir, Aine
e Brigit.
DANU – Mãe dos Tuatha,
considerada a deusa mais forte do panteão irlandês, e mãe de Dagda.
DIAN CECHT – Deus irlandês da
medicina, pai de Cian, Cu e Cethé. Segundo um dos mitos, Dian salvou a Irlanda:
Morrigu, esposa do deus do céu havia concebido um filho de aspecto horrendo, e
Dian aconselhou que a criança fosse morta ainda bebe. Dian abriu o coração da
criança e encontrou três serpentes que, se crescessem, devorariam toda a
Irlanda. Dian destruiu as serpentes e atirou as cinzas delas em um rio próximo.
As cinzas ainda continham veneno ao entrarem em contato com as águas a fizeram
ferver, matando todos os seres vivos desse rio, passando a ser conhecido
posteriormente como Rio Barrow, ou “ebulição” em irlandês. Substituiu o braço
do rei Nuanda por um de prata; seu filho, Miach, fez para um rei um braço de
carne e osso, despertando a ira de Dian que acabou matando o próprio filho por
inveja. Sua filha Airmend também foi vitima da ira do pai: ao chorar no túmulo
de seu irmão de suas lágrimas ao tocarem a terra nasceram ervas; ao tentar
catalogá-las, Dian também matou sua filha e dizem que esse é o motivo até hoje
os homens não sabem as propriedades de cura das ervas.
ELCMAR – Irmão de Dagda, e,
assim como seu irmão era o deus bom, Elcmar é seu contrário. Seu nome significa
invejoso, ciumento. Sua esposa, Boand, teve um caso com Dagda e dessa união
nasceu Oengus ou Mac Oc.
ÉRIU – Filha de Ernmas do Tuatha
é a deusa matrona nacional irlandesa. Seu nome deu origem à expressão “Eire”,
personificação moderna da Irlanda atual.
ÉTAÍN – Deusa irlandesa da água,
do sol (em sua triplicidade), dos cavalos, das fragrâncias e responsável pelas
transmigrações das almas. Um dos seus mitos conta que Midir, dos Tuatha, se
apaixona e se casa com ela, despertando a ira Fuamnach, que fora rejeitada. Esta,
com ciúmes, transforma Étaín em uma piscina de água, e depois em borboleta. Midir
não sabe que a borboleta é a sua amada que se torna companheira do marido.
Midir, amargurado, rejeita as mulheres. Fuamnach então cria um vento que envia
a borboleta para outro lugar por sete anos. Oengus reconhece Étáin em suas
roupas, mas não pode ajudá-la, pois estava em guerra com Midir. Constrói um
pequeno quarto com uma janela que facilita a inda e vinda de Étáin. Fuamnach
descobre o artifício e lança mais um vento, que arrasta Étáin por mais sete
anos. Ela cai em um copo de vinho, e acaba sendo pela esposa do rei de Ulster,
Etar, que acaba ficando grávida. Renascida mais de mil anos depois, Étáin
casa-se com o rei Eoachid. O irmão do rei, Ailill, apaixona-se por Étáin e
devido a esse amor começa a perecer. Étáin promete deitar-se com ele para
salvá-lo, mas depois de três tentativas ela desiste, alegando que não nasceu
para ele. Então ele revela ser Midir, que na vida anterior era seu verdadeiro
esposo. Midir vai até Eoachid e o desafia em um jogo, cujo premio o vencedor
teria Étáin. O rei é avisado pelo seu pai adotivo que Midir é um ser de grande
poder. Ganhando as apostas, o rei designa Midir a uma série de tarefas. Midir,
depois de cumprir as tarefas, retorna e desafia o rei a mais uma partida.
Vencedor, Midir acaba recebendo seu prêmio um mês depois, pois Eoachid, em sua
última provação, envia Midir há passar um mês e retornar. Ele envolve Étáin em
seus braços, onde ambos se transformam em cisnes e voam.